sexta-feira, 4 de abril de 2014

Semana da leitura




Entre os dias 17 e 21 de março, realizamos a semana da leitura no nosso Centro Escolar.
Foi uma semana repleta de emoção! As atividades de promoção da leitura foram diversificadas, decorrendo ora em contexto de sala de aula,ora em contexto global de escola. Desde a projeção coletiva de histórias e leitura e interpretação das mesmas, à leitura interturmas, pelos pares, docentes ou ainda à leitura de familiares em cada turma, houve um pouco de tudo. Recebemos, ainda, a visita do escritor Miguel Borges Silva, que contou uma história às crianças do pré escolar e do 1º e 2º ano. Como já publicamos aqui no blogue, recebemos a ilustre visita do Sr. Bispo, D. Pio e do Sr. Padre Samuel, tendo este último contado uma história às crianças.  
Destacamos, também, a articulação entre pré-escolar e 1º ciclo, e a dinamização de atividades pelos docentes do 1º CEB no pré escolar, nomeadamente dos professores das Expressões e Aec´s. O Professor Paulo mostrou às crianças  um filme sobre o pai. Este trabalho foi alargado às familias , envolvendo estas num trabalho de expressão plástica que foi afixado no Centro Escolar, de forma a valorizar o empenho de todos.
Foi uma semana em que comemoramos a Visita do Sr. Bispo, o dia do Pai, o dia da Árvore e da Floresta e o dia da Eliminação da Descriminação Racial. Uma panóplia de efemérides!!!
No dia da árvore, a Câmara Municipal ofereceu-nos 8 árvores e cada grupo/turma plantou uma e apadrinhou-a, dando-lhe um nome e responsabilizando-se por cuidar da mesma. O pessoal docente e não docente também plantou uma. Os nomes escolhidos foram os seguintes: Grupo 1- Princesa; Grupo 2 - Sorriso; Turma A - Prosperidade; Turma B - Beleza; Turma C - Estrela; Turma D - Liberdade; Turma E - Esperança; Árvore dos docentes e funcionárias- Amizade. Todos os nomes são repletos de valores e esperamos que tanto as árvores floresçam, como os valores que os seus nomes simbolizam.

Embora não nessa semana, mas no âmbito da promoção da leitura, realizamos ainda a feirinha do livro nos dias 24,25 e 26 de março, a qual foi um sucesso!

Sem comentários:

Enviar um comentário