sábado, 31 de janeiro de 2015

Dia da Não violência

O "Dia da Não Violência" não fazia parte do plano anual de atividades do nosso Centro Escolar.No entanto, acabou por ser comemorado com diversas atividades, uma das quais por sugestão e iniciativa do Núcleo de pais. Tendo o mesmo considerado pertinente uma abordagem à violência em contexto escolar, escolheram a data de 30 de janeiro em que se comemora o "dia da Não Violência" como o momento ideal para uma palestra sobre o tema, dirigida aos alunos e dinamizada por um psicólogo. Tendo o psicólogo adoecido, a sessão foi dinamizada pela Drª Marisa, psicóloga do Agrupamento, que gentilmente se disponibilizou para fazer três sessões com as nossas crianças e alunos. Foi uma oportunidade de (re)pensar a temática, olhando a mesma pelo lado positivo, numa abordagem de promover a Paz e a saudável convivência.

Aqui fica o registo da educação pré escolar.

Dia da não-violência na escola – 30 janeiro
Na última semana do mês de janeiro as actividades promovidas dentro de sala incidiram no tema da Paz e não-violência na escola. Nas salas de jardim de infância, e em grande grupo, conversamos sobre o conceito de paz e quais as atitudes a tomar, e outras a evitar, para vivermos de forma pacífica. Exploramos imagens de violência, elaboramos um poema sobre este tema que colocamos num prospecto que depois de decorado, enviamos para casa, com o objectivo de passar estas mensagens aos pais. Elaboramos uma surpresa alusiva a este tema, acompanhada de um postal que oferecermos ao Centro Escolar de Frazão, articulação esta que não estava prevista no PAA do Agrupamento. No átrio da escola expusemos parte dos nossos trabalhos, construindo a nossa árvore da Paz e desta forma a nossa comunidade tomou conhecimento do trabalho realizado., e da importância desta temática.















Aqui fica o registo do primeiro ciclo.

Ao longo do mês de janeiro as várias turmas do 1º ciclo foram abordando a temática da Paz e da Não Violência. O mês inicia com a comemoração do Dia Mundial da Paz a 1 de janeiro e quase termina com o Dia da Não Violência, comemorado a 30 de janeiro. Assim, as turmas, de um modo geral, abordaram as temáticas e realizaram algumas atividades, nomeadamente painéis e pesquisas. Destacamos a articulação com os professores de música que ensaiaram a canção "Mês de janeiro, mês de Paz" com a qual participamos no concerto de janeiras promovido pelo Núcleo de Pais. 
Das pesquisas realizadas, sobressaiu um tema muito atual e de que muito se fala e preocupa nomeadamente os pais: bullying. Quando se abordou o Dia da Não Violência, os próprios alunos destacaram logo o bullying. Duas turmas do primeiro ciclo elaboraram um painel sobre o tema e o mesmo está exposto no Centro Escolar. 
Mas, acima de tudo, importa ressalvar que violência escolar e bullying são conceitos diferentes. Bullying implica atos repetidos de um sujeito ou grupo sobre outro sujeito ou grupo. Chegamos à conclusão que não detetamos casos de bullying nos nossos alunos, embora fossem elencados alguns casos de violência quer verbal quer física. 
Em suma, as temáticas trabalhadas de forma transdisciplinar ao longo do mês de janeiro permitiram potenciar a melhoria dos comportamentos dos nossos alunos e fomentar a convivência sã e cívica entre todos. 
E, como nos disse a Drª Marisa nas sessões que dinamizou, o Dia da Não Violência comemora-se a 30 de janeiro em homenagem a Gandhi, assassinado nessa data, e um dos maiores defensores da paz, da não violência, da justiça e da tolerância entre os povos. E dentro desse ideal, partilhamos convosco uma das suas frases cheias de significado:
“Não existe um caminho para paz! A paz é o caminho!”.




Sem comentários:

Enviar um comentário